Semana Nacional da Vida Consagrada

Compartilhe:
17/08/2020

Em agosto se comemora o mês vocacional e no último domingo, dia 16, se deu início à Semana Nacional da Vida Consagrada. A atividade carrega o tema “Amados e Chamados por Deus”. Segundo o Papa Francisco, em carta enviada ao Brasil para os festejos, o momento visa promover e renovar a missão de cada religioso e religiosa. Para o pontífice, a caminhada vocacional tem origem na experiência de se saber amado por Deus. A carta lembra que Deus nos chama à vida, porque nos ama e também por isso, nos acompanha ao longo de toda a trajetória da nossa existência.


O papa ainda diz que apesar de todos os desafios e dificuldades impostas pela sociedade atual, devemos ser vigilantes, lembrando sempre da graça de Deus como protagonista na vida.


Dentro da ideia de reflexão e renovação da escolha vocacional, o seminarista Matheus e o Padre Silmar, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima desafiou as irmãs de São José, Ângela Ribas, Nilva Dal Bello e Laura Gavazzoni, a deixar seus testemunhos de fé, contando sobre seus chamados e missões.


A irmã Laura contou sobre sua linda experiência de 51 anos de vida consagrada. Nascida no dia de São José, vê no pai de Jesus um grande companheiro e protetor. Ela falou sobre a vida religiosa como uma escolha divina e uma resposta pessoal. Contando a sua história, disse que Deus usa mediações para fazer seu convite. Foi o que quando aconteceu quando optou por seguir sua missão, que se deu após vivenciar um quadro de extrema pobreza e violência na sua juventude e ter recebido uma carta da sua tia, irmã de São José, que a sensibilizou para esta vocação. A irmã ainda falou da importância das famílias apoiarem a escolha vocacional dos seus filhos, ao lembrar da oposição de seu pai e seus irmãos.


A importância da família para o momento de escolha também foi destacado pela Irmã Angela, para quem o testemunho de fé dos avós, padrinhos e tios foi central para seu despertar vocacional. Ela ainda lembrou da importância da vivência em comunidade para a sua escolha, através da atuação em diferentes pastorais, da troca de experiências e do crescimento da fé. Nesse sentido, a Irmã Nilva lembrou que a vocação nasce na família, cresce na comunidade e se realiza na missão. Ela também falou da história da sua escolha pela vida religiosa, através da música “Vocação” do Padre Zezinho, que marca sua vida desde os seus 11 anos. A irmã agradeceu, em seu testemunho, a todos as pessoas que a acompanharam em sua caminhada, e recordou, com muita emoção, do olhar, da ternura e do apoio da sua mãe a sua escolha vocacional.


Vídeo:

    Sede

    Avenida João Salazar, 250 - Bom Fim, Guaíba/RS

    Unidades

    Comunidade São Francisco - Rua Estância Velha, 112 - São Francisco
    Comunidade Sagrado Coração de Jesus - Rua Terra Dura, 385 - São Jorge

    Atendimento

    Telefone: 51 3491 3266

    Email: administracao@projari.org

© copyright 2020 PROJARI. Todos os direitos reservados.
Feito com o pela