Palestra orienta crianças e adolescentes sobre prevenção à tuberculose

Compartilhe:
22/03/2018

Carmem orientou sobre atenção aos sintomas da doença? ? ? ? ? ? ??

Tosse por mais de três semanas pode ser sintoma de tuberculose. A atenção e verificação é fundamental para detectar o problema grave que se não tratado leva a óbito. O alerta é da técnica de enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde, Carmem Lúcio Hoff. Ele proferiu palestra na tarde desta quinta-feira(22 de março) na sede do PROJARI, para os participantes e monitores das oficinas de esportes coletivos e artesanato.

Além da tosse por mais de três semanas, os outros sintomas da doença são: perda de peso, suores noturnos e cansaço. "Ao constatar esse sistema a pessoa deve procurar imediatamente uma unidade de saúde do município, solicitando a realização de exames de diagnóstico. Carmem alerta que os primeiras ocorrências de tuberculose aconteceram no Egito antigo, cerca dois mil anos antes de Cristo, mas até hoje esse problema continua ocorrendo com facilidade. "Guaíba é um município prioritário no Rio Grande do Sul para a Turberculose, porque está entre os quinze municípios que detém 80% de caos da doença somados de todo o Estado".

A enfermeira salienta que a transmissão é pelo ar. Por isso, as casas devem ter ambientes bem ventilados e evitar tossir em direção à outras pessoas. "Nossa cidade tem a constatação de 80 novos por ano. Por isso, existe esse serviço permanente de orientação nas comunidades". O tratamento de combate à tuberculose tem um tempo de duração de seis meses totalmente gratuito pelo Sistema Único de Saúde/SUS.Para esclarecer qualquer dúvida, as pessoas podem ligar para o telefone (51) 3480 7011, de segunda à sexta-feira, no horário comercial.

    Sede

    Avenida João Salazar, 250 - Bom Fim, Guaíba/RS

    Unidades

    Comunidade São Francisco - Rua Estância Velha, 112 - São Francisco
    Comunidade Sagrado Coração de Jesus - Rua Terra Dura, 385 - São Jorge

    Atendimento

    Telefone: 51 3491 3266

© copyright 2018 PROJARI. Todos os direitos reservados.
Feito com o pela