UK Bookmakers
Imprimir

Assembleia Legislativa presta homenagem aos 30 Anos do PROJARI

 

Ahomen4

 

 

Foto oficial da homenagem

 

O deputado Jeferson Fernandes (PT) homenageou, no Grande Expediente da Assembleia Legislativo, na tarde desta quinta-feira (14), os 30 anos do Projeto Artesanato, Recreação e Informática (PROJARI), desenvolvido pela Associação Beneficente São José no município de Guaíba. A iniciativa, coordenada pelas irmãs Nilva Dal Bello, Ângela Maria Ribas e Laura Gavazzoni, tem como objetivos fortalecer vínculos familiares, comunitários e sociais.

“Esta perspectiva sustentou, desde a sua origem, a atuação em questões importantes, como a superação da violência, a recuperação da autoestima, o protagonismo juvenil, o resgate do equilíbrio psíquico de crianças e adolescentes, o enfrentamento à vulnerabilidade sociofamiliar, a ruptura com a cultura da dependência e o enfrentamento das relações paternalistas e autoritárias”, elencou o parlamentar.

Com forte adesão da comunidade e agregação de apoiadores e voluntários, o PROJARI desenvolve atividades educativas, culturais e de lazer, voltadas à população de baixa renda, tendo como pano de fundo o reconhecimento dos direitos fundamentais e da cidadania. Atualmente, o projeto, que se iniciou num velho galpão, localizado no bairro Bom Fim, oferece gratuitamente 21 oficinas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“As ações promovidas pela instituição configuram uma oportunidade de desenvolvimento e formação humana integral. Com as iniciativas do projeto, a população tem uma nova perspectiva de atividade educacional complementar ao Ensino Fundamental, oferecido pelas escolas da rede municipal e estadual. Isso auxilia famílias e jovens de baixa renda da cidade a encontrarem uma saída para atividades na área de educação”, ressaltou o petista.

Conforme Jeferson, ao longo dos últimos 30 anos, o PROJARI buscou promover a sinergia entre as entidades que atuam no contexto local e manter um relacionamento permanente com diversas escolas das redes públicas municipal e estadual, nas quais crianças e adolescentes atendidos pelos seus serviços estão matriculados. “Esta sintonia é considerada fundamental para que o desenvolvimento intelectual promovido pela escola seja complementado pelas atividades realizadas na instituição. Um dos critérios para a participação nas atividades é que a criança esteja frequentando a escola, porque isso assegura que haja uma formação integral da pessoa”, sustentou.

Outro aspecto importante do relacionamento com as escolas, de acordo com o petista, é a promoção de atividades artísticas e culturais. Com frequência, grupos do PROJARI realizam apresentações artísticas e oficinas nas escolas. Ao mesmo tempo, a instituição promove uma presença das escolas no espaço do PROJARI, a fim de realizar atividades lúdicas e educativas em conjunto.

Esta proximidade, segundo o parlamentar, tem produzido resultados positivos, como a redução da violência, valorização das potencialidades de crianças e adolescentes, inclusão socioeducativa, estímulo à sustentabilidade ambiental, promoção do respeito, preservação dos espaços públicos e dos equipamentos comunitários, empoderamento para denúncia da violência doméstica, apropriação pelas comunidades de iniciativas de defesa dos direitos da criança e do adolescente, defesa de políticas públicas em benefício das comunidades e valorização do civismo.

A partir de 2016, a entidade ampliou ainda mais o seu universo de atuação com a implantação de uma oficina de corte e costura no Presídio Feminino de Guaíba. “Esta estratégia age diretamente no público afetado pelo contexto de violência e de criminalidade”, enfatizou o deputado

Jeferson afirmou ainda que o projeto é um exemplo a ser seguido pois “desenvolve lá nas vilas tudo aquilo que é saudável. Mais projetos como este, certamente, trariam como consequência menos violência na sociedade”, apontou. O projeto é mantido pela Associação Beneficente São José e pelo trabalho voluntário de pessoas da comunidade. Conta também com o apoio do Programa Sesc-Mesa Brasil.

Os deputados Missionário Volnei (PR), Frederico Antunes (PP) e Stela Farias (PT) se manifestaram por meio de apartes. O final do Grande Expediente foi marcado pela apresentação da Orquestra PROJARI, formado por adolescentes atendidos pelo projeto.

Ahomen1

 

Apresentação da Orquestra PROJARI no plenario da Assembleia Legislativa

Ahomen2

Voluntários, funcionários e participantes assistiram ao ato

Ahomen3

Deputado Jeferson Fernandes destacou o papel social do PROJARI

 

 

The Best betting exchange http://f.artbetting.netby ArtBetting.Net

 

APOIADORES

     

        

      

      

     
  
                                            

                                                        

 

QUEM SOMOS

SEDE

Avenida João Salazar, 250 - Bom Fim, Guaíba, RS

UNIDADES

Comunidade São Francisco - Rua Estância Velha, 112 - São Francisco
Sagrado Coração de Jesus - Rua Terra Dura, 385 - São Jorge
Nova Geração - Rua D2, 165 - Cohab 

ATENDIMENTO

 Telefone: 51 3491 3266

All CMS Templates - Click Here